Todos os encontros terão uma primeira parte dedicada ao debate e à formação (duas primeiras horas) e uma segunda parte dedicada à realização coletiva de um roteiro de curta-metragem. Não é necessário conhecimento prévio nem equipamento, apenas interesse.
12/05 - Atualidade da caça às bruxas e violência de Estado
O encontro dedicado ao tema caça às bruxas ontem e hoje dará início à discussão sobre o livro Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. A proposta é conectar a pesquisa histórica sobre a perseguição às mulheres na Europa e América com a atualidade da caça às bruxas e o exercício de múltiplas formas de violência contra as mulheres nos nossos territórios. A figura da bruxa foi fundamentalmente uma criação que revestiu com uma aura mística e "do mal" mulheres combativas que resistiram à expropriação das suas terras e dos bens comuns, ideia que perdura de algumas formas até hoje. Para a compreensão do tema, serão abordados trechos da obra de Federici, juntamente a uma análise de documentos históricos e notícias da atualidade.
Bibliografia básica: capítulos 1 e 4 do livro.
19/05 - Acumulação primitiva e trabalho reprodutivo
O encontro dedicado aos temas acumulação primitiva e trabalho reprodutivo introduzirá o assunto a partir de breves passagens da economia política e de história sobre a transição do feudalismo para o capitalismo, e na sequência abordará as passagens de Silvia Federici presentes em Calibã e a bruxa que articulam a questão com forte viés de gênero. Serão adotadas dinâmicas de leitura compartilhada, análise de documentos históricos e interpretação de quadros e imagens. Bibliografia básica: capítulo 2 do livro.
26/05 - (Des)colonização e luta pelo comum
O encontro dedicado ao tema da (des)colonização e da luta pelo comum dará continuidade às atividades desenvolvidas no encontro sobre acumulação primitiva, avançando para o debate trazido por Silvia Federici em Calibã e a bruxa, no qual ela entende que o comum é a mais antiga forma de organização e reprodução sociais. Acompanharemos a autora sobre como o capitalismo se construiu através da destruição dessas relações comunais pela colonização, colocando essa reflexão em contato com os debates sobre descolonização e sobre os movimentos de resistência em prol do comum.
Bibliografia básica: capítulos 3 e 5 do livro.
O último encontro sistematizará as principais questões que apareceram nas oficinas anteriores e terminará com a leitura pública do roteiro de curta-metragem. Encontro aberto ao público em geral.